Palavra de Deus: Mateus 5, 1-12
As Bem-Aventuranças são a exposição mais exigente e ao mesmo tempo mais fascinante da mensagem de Jesus
O que diz o texto?
O Evangelho das Bem-aventuranças é um programa para alcançar a felicidade, a vida ditosa e bem –aventurada. Na boca de Jesus brota sempre a palavra chave: “Felizes”... A felicidade aqui proclamada por Jesus é já uma realidade presente na sua pessoa e na sua missão. As Bem-aventuranças não são uma doutrina, mas um estilo de vida, um modo de proceder. Os enunciados das bem-aventuranças,a primeira vista, nos parecem difíceis de serem colocados no mundo em que vivemos.
O que diz o texto?:
ABRAÇANDO A CRUZ DOS POBRES
“Felizes os pobres em espírito porque deles é o Reino dos Céus”.
Expressa a atitude fundamental e necessária à pertença e permanência no Reino.
O CORAÇÃO HUMANO MERGULHADO NO CORAÇÃO DE DEUS.
“Felizes os que choram porque serão consolados”.
Jesus não quer sacralizar a dor humana, Ele constata a situação do povo, de pobreza, humilhação, submissão... percebe o esforço do povo para mudar essa situação e o proclama feliz nesta busca, porque esta busca mora no próprio coração de Deus.
A FORÇA DA MANSIDÃO
“Felizes os mansos porque receberão a terra como herança.”
É o próprio Jesus que vai nos ensinar para espanto de muitos: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardo e eu vos darei descanso.”
O ABSOLUTO DE DEUS NA VIDA COTIDIANA
“ Felizes os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados. “
A Bem-aventurança da justiça é uma caminhada em favor da vida sonhada e desejada por Deus. É viver intensamente o mandamento novo... E assim continua Jesus continua a proclamar que a FELICIDADE QUE BUSCAMOS É O QUE REALMENTE SOMOS.
SER FELIZ, PORTANTO, CONSISTE EM EXPERIMENTAR NA VIDA A PLENITUDE DE NOSSA VERDADEIRA IDENTIDADE. ORAÇÃO: SEU CORAÇÃO CONSERVOU A INQUIETUDE DA BUSCA OU VOCÊ TEM SE DEI SUFOCAR PELAS “COISAS” QUE TERMINAM POR ATROFIÁ-LO?