Palavra de Deus: Mc 1,21-28
O que diz o texto?
O Evangelista Marcos foi o primeiro que escreveu o Evangelho. Não apresenta grandes discursos de Jesus nem conta muitas parábolas. Para Marcos o importante é o cotidiano da vida pública de Jesus, sua atitude com os pobres e excluídos, sua liberdade diante da religião, do templo, das tradições judaica, a revelação do rosto de Deus, o anúncio da Boa Nova da salvação.
A intenção de Marcos e que façamos a pergunta chave: quem é Jesus? Jesus não tinha nenhum doutorado na lei. Seu único título era sua verdade, sua honestidade, sua bondade, sua capacidade de sanar a dor daqueles que sofriam e libertá-los dos maus espíritos. O ensinamento de Jesus é novo . As curas e a expulsão de demônios, entendidos como libertação , são a chave para compreender a verdadeira mensagem deste evangelho.
O que o texto diz pra mim?
De Jesus diziam que “ensinava com autoridade”. Ensina com autoridade quem fala a parti de sua própria experiência e quem com seu ensinamento faz crescer, têm coerência de vida. Jesus não diz nada que não esteja fazendo. Vivia o que ensinava.
Ao entrar na sinagoga , Ele faz com que o possuído pelo mau espírito se torne o centro das atenções e sua libertação é, ao mesmo tempo, prática e ensino. Fala com autoridade. Talvez seja este um dos desafios mais fortes do nosso mundo de hoje que falemos com autoridade, capazes de apontar caminhos para que outros também encontrem a vida verdadeira, plena , a qual todos somos chamados.
ORAÇÃO
Hoje o evangelho nos convida a sermos sinceros conosco mesmos, a revisar nossa conduta cristã.