O que diz o texto?
“...Permanecei em mim e eu permanecerei em vós.”... ‘porque sem mim nada podeis fazer.”
“Se permanecerdes em mim e minhas Palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado.”
O que o texto diz pra mim?
As palavras tem um peso no anúncio e na atividade missionária de Jesus: não são neutras. É extraordinário perceber como as palavras proferidas por Ele iluminam os recantos mais profundos do ser humano; ela reacende a esperança onde tudo já perdeu o sentido; como a chuva em terra seca, ela desperta vida...suas palavras são bem-aventuradas, pois são capazes de fazer crescer, sustentar, edificar as pessoas... suas palavras jamais deixam as coisas como estão. Elas tem uma força operativa.
Permanecer é a palavra chave no Evangelho de hoje: permanecer nos compromissos assumidos, nos passos que buscam abrir caminhos ovos, permanecer ao lado dos mais fracos e pobres , na denúncia de tudo que atenta contra a vida,, permanecer na misericórdia , no serviço escondido...Partindo da imagem da videira podemos tirar algumas conclusões: ...durante semanas, na videira podada não acontece nada por fora, mas por dentro, no escondimento, célula a célula, ela vai sendo novamente gestada através de processos pequenos e invisíveis...
Minha Oração
Rezar as “podas” na minha vida pessoal, familiar, profissional, eclesial... como oportunidade para surgimento de nova vida, novo olhar.