Falar sobre a saúde mental do homem, ansiedade, depressão e suicídio requer cuidados, porém, esses temas não podem ser deixados de lado, principalmente em um cenário de crescimento dos casos de autodestruição no mundo todo.
A taxa de suicídio é maior no sexo masculino — a média global é de 15 homens para 8 mulheres por 100 mil habitantes. Um dos principais motivos é que eles apresentam grande resistência em buscar ajuda psicológica e conversar sobre os próprios sentimentos, acreditando que a exposição demostrará algum sinal de fraqueza.
O machismo e a saúde mental do homem
Em diversas culturas, o machismo arraigado cobra um preço muito alto, pois impera a crença de que “homens fortes não choram”. O resultado é que, normalmente, as emoções contidas os levam a situações que prejudicam outras pessoas e a si mesmos. Para esconderem alguns sintomas graves, como os da depressão, muitos buscam válvulas de escape no consumo de álcool e outras drogas.
Fatores que interferem no equilíbrio psicológico
A pressão no trabalho, a busca pela estabilidade financeira e as responsabilidades familiares podem causar frustração e ansiedade, provocando um desequilíbrio psicológico e desencadeando um quadro de depressão.
Tabus que impedem a atenção à saúde mental
Segundo pesquisa realizada pelo instituto britânico de saúde mental ,90% das pessoas que se afastaram do trabalho por motivo de estresse não citaram a real causa como justificativa da ausência. A maioria preferiu se referir a um problema físico, como dor nas costas. Isso se deve ao medo e receio das reações dos empregadores e dos próprios colegas de
trabalho. Nesse sentido, a pesquisa apontou que 6% dos indivíduos que contaram sobre os problemas mentais para seus empregadores sofreram discriminação, e 2% foram demitidos.
A saída para uma vida mais saudável e feliz
É fundamental falar da saúde mental do homem, tendo em vista ser um assunto ainda cercado por tabus e discriminações, que muitas vezes impedem a exteriorização dos sentimentos.
Perceber a importância da busca por uma ajuda profissional e da manutenção de bons relacionamentos podem significar a chave para uma vida mais saudável e feliz.
Rúbia Mara de Assis
Clínica Social Santo Antônio – Vila Belém
Contato (31) 9 9715 1755
Comments